29.5.08

A CINEMATECA NO PORTO
.

Tal como foi anunciado na sessão de dia 11 de Março, no Cinema Passos Manuel, a organização do Circuito apresentou ontem, na Faculdade de Economia da UP, o documento expositivo referente à impossibilidade de acesso ao Cinema anterior à década de 90, na cidade do Porto.
Com este documento pretende-se demonstrar o vazio na exibição de Cinema clássico, de grande valor histórico e artístico, na cidade do Porto; a assimetria existente, neste domínio, entre a cidade do Porto e a cidade de Lisboa, devido ao facto da Cinemateca Portuguesa aí estar sedeada desde o seu nascimento; assim como as nocivas consequências que resultam da centralização do serviço desta instituição em Lisboa, fazendo-se estas sentir a nível social, cultural e também na própria criação cinematográfica.
Tentamos evidenciar, com este documento, a existência de uma intensa necessidade, e correlativa urgência, que a Cinemateca Portuguesa se torne efectivamente mais portuguesa, estendendo o seu serviço ao Porto, por intermédio da abertura de um pólo da instituição na cidade.
O documento (aqui disponível em PDF) será, no final do mês de Junho, enviado ao Ministério da Cultura e à Cinemateca Portuguesa, sendo acompanhado de um abaixo-assinado a favor da abertura de um pólo desta instituição pública na cidade do Porto.
As assinaturas para o abaixo-assinado estão já a ser recolhidas junto das várias centenas de pessoas que participaram, nos últimos três meses, nas nossas sessões.

O DOCUMENTO_(PDF)

4 comentários:

José Oliveira disse...

todo o meu apoio!

http://www.raging-b.blogspot.com/

qualquer ajuda é só pedir,

Cumprimentos,

José Oliveira

ric.reis disse...

Finalmente alguém resolve mesmo iniciar algum movimento sobre este assunto!! Todo o meu apoio!!! Esperemos que o Sr Bernard da Costa abra os olhos...

P.S.-Tomei conhecimento do vosso documento através do cinecartaz do publico!

Unknown disse...

Onde posso assinar?

pedro leitão disse...

Pelo apoio que não hesitaram em nos dar desde o princípio, muito obrigado a todos!

A petição está agora disponível em formato online no seguinte endereço:

http://petitiononline.com/Circuito/petition.html

Por favor, divulguem para que a nossa petição chegue ao seu destino com força e persuasão suficientes de forma a que as nossas exigências não sejam esquecidas.

Obrigado